ASSENTAMENTO DE EGUN CAPATAZ

Através desta página estaremos falando do Assentamento para a Quimbanda do chamado Egun Capataz. Este é um tipo de Assentamento que pode ser executado dentro de qualquer vertente de Quimbanda, seja ela classificada como pura ou cruzada.



Este é um procedimento onde iremos executar o Assentamento do que chamamos de Capataz, Ele é um Egun, um Chefe, um Pai, um ponto de união entre as energias de Eguns que estão ligados aos seus Exús e de Eguns que possam estar ligados direta ou indiretamente ao local onde são cultuados os Exús. Também é chamado em algumas regiões de Babá Egun, mas deve-se manter a serenidade e a conciência de que não se trata do chamado Babá Egun cultuado no Candomblé, este é um procedimento único e exclusivo da Quimbanda.

Todos os Exús e Pombagiras possuem uma determinada quantia de Eguns e energias derivadas de Eguns ao seu comando, contudo, dependendo de sua forma de culto e das atividades de uma Casa ou Mestre, poderá ocorrer um momento em que a quantidade de Eguns e energias derivadas deles sejam superior ao que os Exús e Pombagiras poderiam suportar, ou seja, cada Entidade tem a capacidade de comandar e direcionar uma quantidade de Eguns e energias derivadas deles, quanto isto acaba sendo em excesso, estes Eguns e suas energias ficam sem utilidade, podendo causar alguns problemas, trazer algumas “travas” para as atividades da Casa e demais frequentadores. Como se fosse uma sacola, você tem capacidade de colocar 05 quilos dentro de uma sacola, mas agora esta com 07 quilos em seus pés, sendo assim 05 quilos você poderá carregar e os outros 02 quilos estarão ali parados sem poder mexer e sem utilidades, você poderá tropessar e isto também poderá ocupar espaço para algo produtivo.

O Capataz tem a missão de dar atribuições aos Eguns e as energias derivadas de Eguns que não estão sendo aproveitadas pelos Exús e Pombagiras, estas atribuições são exclusivas para defesa e ataque, nada mais.

O Capataz fica junto com demais Assentamentos de Exús e Pombagiras, ele nunca deve ficar em local isolado e muito menos é feito para ficar em chamados “Buraco de Egun”, “Casa de Egun”, “Balé de Egun”... Ele é o “algo à mais” que chegará para controlar e direcionar Eguns e energias derivadas deles que possam estar fora do alcance de seus Exús e Pombagiras. Se desejar criar um espaço único e exclusivo para o Culto à Eguns, este não deve conter o Capataz e, se por acaso já tiver o Capataz Assentado, não poderá abrir um local destes, deve desfazer o Capataz e depois sim poderá criar um local exclusivo para culto à Eguns, caso contrário haverá total desarmonia entre os Eguns e isto trará grandes problemas. Caso já tenha um espaço e culto direcionado e exclusivo à Eguns, se desejar ter um Capataz, deverá desfazer este local antes de executar o Assentamento do Capataz. Isto falando sobre qualquer tipo de culto exclusivo à Eguns, mesmo que seja fora da Quimbanda.

O Egun Capataz traz ordem à estas energias, sem contar também que é mais uma Entidade que o adepto terá para trabalhar em sua defesa sem a necessidade de pedir isto e mais uma forte Entidade que terá com poder de ataque expressivo, ataca aqueles que tentam lhe prejudicar sem a necessidade de pedidos ou feitiços e pode ser utilizado para feitiços de ataque em geral.

O que Mago Barão oferece é o ensinamento de como executar o Assentamento do Egun Capataz, informações de como deve ser tratado e cultuado e suporte para saciar possíveis dúvidas que possam surgir sobre o assunto. Não se trata de um livro, mas sim de um ensinamento. Caso a pessoa tenha um local de culto exclusivo à Eguns, buraco para Egun, Balé de Egun ou algo do gênero, Mago Barão também fornece orientação de como desfazer este procedimento, tanto para quem deseja executar o Assentamento do Egun Capataz quanto para quem simplesmente não deseja mais ter este ambiente de culto à Eguns em funcionamento.

Este procedimento não se trata de Pacto ou Tratado com Egun, este é um procedimento padrão dentro de Quimbandas cujo conhecimento do fundamento é bem delicado e poucos tem para oferecer.

Para mais detalhes sobre este ensinamento, valores e outros assuntos aqui abordados, entre em contato por email ou formulário de contato disponível no topo desta página.